terça-feira, 2 de junho de 2015

O poder da oratória: como arrasar nas suas apresentações

Friozinho na barriga, tremedeira, voz trêmula e suadeira são alguns dos sinais de que você tem problemas para falar em público. O medo de apresentações acompanha muitas pessoas desde o período estudantil, e se não controlado, podem atrapalhar na sua vida profissional. Ainda mais neste final de semestre, em que você precisa participar de debates, seminários, apresentações de trabalhos e posteriormente, é claro, a monografia.
Vamos destacar três pontos chaves para falar em público e obter sucesso: dominar a técnica, a prática e o assunto.
Falar em público para alguns é normal e simples, mas para muitos outros é uma tarefa um tanto quanto difícil. Por isso nós do Universitário Ativo escolhemos algumas dicas para que da próxima vez que chegar a sua hora de falar, você arrase!!!

Naturalidade é tudo

  • A naturalidade pode ser considerada a melhor regra para uma boa comunicação.
  • Se você cometer alguns erros durante uma apresentação em público, mantenha-se calmo e aja espontaneamente, os ouvintes não desconsiderarão o que você está dizendo e continuaram aceitando bem a mensagem.Além de que, apresentando com naturalidade, você se sentirá mais seguro, confiante e eficiente.
  • Se você utilizar técnicas de comunicação boas, mas apresentar de forma artificial, a platéia poderá duvidar das suas intenções e se desinteressar.

 Linguagem corporal

  • Evite os excessos. Nada de ficar andando de um lado para o outro sem parar ou mexer no cabelo toda hora. Essas expressões desviam a atenção do espectador. Porém a falta deles também não é aconselhável. Evite falar com as mãos nos bolsos ou com os braços cruzados. Não é recomendável ficar esfregando as mãos, principalmente no início, para não passar a ideia de que está inseguro ou hesitante.• Tome cuidado com palavras negativas como: ‘não faça’, ‘não pode’, ‘está errado’ e outras afirmações semelhantes. Prefira seguir sugestões positivas: ‘evite’, ‘desaconselhável’, etc.
  • Evite apoiar-se apenas sobre uma das pernas e procure não deixá-las muito abertas ou fechadas. É importante se movimentar com naturalidade diante dos ouvintes, para que realimentem a atenção. Mas esteja certo de que o movimento tem algum objetivo, como por exemplo, destacar uma informação, reconquistar a parte do auditório que está desatenta.
  • Procure falar olhando para todas as pessoas, para valorizar e prestigiar a presença dos ouvintes.
  • O semblante é um dos aspectos mais importantes da expressão corporal, por isso dê atenção especial a ele. Verifique se ele está coerente com o sentimento transmitido pelas palavras. Por exemplo, não demonstre tristeza quando falar em alegria.

Acalme-se

  • Demonstrar nervosismo pode “roubar” a atenção do público, te deixando ainda mais nervoso. Tente falar calmamente e pausadamente para facilitar a pronúncia correta das palavras. Antes da apresentação, realize exercícios de relaxamento. Concentre-se no que está sendo falado e não no público;

Não confie na sua memória 

  •  Algumas pessoas memorizam suas apresentações, palavra por palavra, imaginando que assim se sentirão mais confiantes. Porém, especialistas apontam que se você se esquecer de uma palavra importante, que conectem duas ideias, provavelmente você perderá a sua “linha de raciocínio”, o que pode te desestabilizar para continuar. O pior é que ao decorar uma apresentação você poderá não se preparar psicologicamente para falar de improviso. E se algum imprevisto acontecer você terá dificuldade em encontrar a informação de que precisa e ficará sem saber como contornar o problema.Uma boa dica é sempre pensar como se estivesse contando uma história a um amigo, e não falando um texto decorado. Outra dica válida é decorar apenas os verbos, isso pode te ajudar a se lembrar das palavras-chave.
  • Utilize um roteiro com as principais etapas da apresentação, e frases que contenham as ideias completas. Assim, diante da plateia, leia as frases e a seguir comente a informação, ampliando, criticando, comparando ou discutindo.
  • Uma grande vantagem desse recurso é que você se sentirá mais seguro por ter um roteiro em mãos e ao mesmo tempo terá a liberdade para desenvolver o raciocínio diante do público.
  • Se a sua apresentação for mais simples recorra a um bloco de notas, contendo as palavras-chave, números, datas e informações pontuais.

Fala correta

  • Uma escorregadinha na gramática aqui, outra ali, talvez não chegue a atrapalhar sua apresentação. Afinal, quem nunca cometeu erros? Porém tente evitá-los, pois eles podem prejudicar a sua imagem.
    Os mais graves são: ‘fazem tantos anos’, ‘menas’, ‘a nível de’, ‘somos em seis’, “seje”, “maior de 18 anos”, entre outros.
  • Mesmo que você tenha uma boa formação, é sempre bom fazer uma revisão gramatical, principalmente quanto à conjugação verbal e às concordâncias.

Saiba para quem você está falando

  • Se você palestrar para sua turma será muito diferente do que palestrar para professores ou empresários, por exemplo.  Cada público possui características e expectativas específicas, e que precisam ser consideradas na hora de montar a sua apresentação.
  • Até a sua maneira de portar-se deve ser revista. Cuidado nas escolhas das roupas e acessórios. Opte por tons mais escuros e brandos. Evite acessórios chamativos, para que o foco não saia de você.
  • É importante conhecer o ambiente em que você irá falar e se familiarizar com ele;

Tenha começo, meio e fim

  •  Guarde essa regrinha simples e muito útil para organizar uma apresentação.
  • Ao começar, se apresente e procure esboçar um breve resumo do que você irá falar. A plateia irá acompanhar o seu raciocínio com mais facilidade, porque saberá aonde você deseja chegar.
  • Em seguida, passe a sua mensagem, sempre facilitando o entendimento dos ouvintes. Se, por exemplo, deseja apresentar a solução para um problema, diga antes qual é o problema. Se pretende falar de uma informação atual, esclareça primeiro como tudo ocorreu até que a informação nova surgisse.
  • Tente exemplificar com pesquisas, estatísticas, gráficos e comparações  facilitam o entendimento.
  • Finalmente, depois de expor todas as suas ideias, diga qual foi o assunto abordado, para que a plateia possa guardar melhor a mensagem principal.

Seja bem-humorado

  • Nenhum estudo comprovou que o bom-humor consegue convencer ou persuadir os ouvintes. Entretanto, é óbvio que um orador bem-humorado consegue prender a atenção do público com mais facilidade. Cuidado, entretanto, para não exagerar, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a credibilidade.

Preparação é tudo

  • Leia e treine o máximo que puder. Isto é, se tiver que falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer por pelo menos 30 minutos.
    Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Treine com amigos ou familiares de sua confiança, para que eles possam fazer críticas construtivas que te ajudem a melhorar.

Use recursos audiovisuais

  • Estudos apontam que, apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes irão se lembrar de 10% do que você falou. Porém se o assunto for abordado verbalmente, mas com auxílio de recursos visuais, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido.
  • Faça apresentações visualmente bonitas e claras. A apresentação será apenas um apoio para você, então não encha de infinitos textos. E tente atender a três objetivos: destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado.
    Faça visuais com letras de um tamanho que todos ser lidas de longe.
    •  Apresente números em forma de gráficos.
    •  Use cores contrastantes, mas sem excesso.

Fale com emoção

  • Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se você não demonstrar interesse e envolvimento pelo assunto que está abordando, como espera que seus ouvintes se interessem?
    A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.
Fonte: http://www.universitarioativo.com.br/o-poder-da-oratoria-como-arrasar-nas-suas-apresentacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário